ÁGAPE

Cá estou novamente a escrever sobre meu tema predileto… Amor. Mas antes de mergulhar nessas profundezas, devo mencionar um fato curioso do qual me lembrei agora. Eu escrevo poemas desde os meus 10 anos de idade. Lembro-me que uma vez houve um concurso de poemas na escola onde eu estudava, e todos me incentivaram a participar, mas eu não me animei. O tema do concurso era justamente sobre o amor e, por incrível que pareça, naquela época eu julgava não saber escrever sobre o assunto, muito embora eu tenha essa essência romântica desde sempre…

Mas por incrível que pareça, hoje não falarei do amor romântico. Não… Perto desse Amor, o amor romântico nada mais é do que um mero reflexo superficial à flor da água, que uma pequena aragem, ou mesmo um simples sopro de brisa, é capaz de desfazer. O Amor que tentarei descrever aqui é outro…

A palavra que dá título a este texto é oriunda do grego. A tradução dela, segundo o Dicionário Aurélio possui três significados, e eu me aterei apenas ao terceiro: Vínculo que liga duas almas que se compreendem.

Tudo o que escrevo aqui, provém e tem a ver com a essência. Tal como o Amor Ágape. Esse é o Amor mais profundo que pode existir. Esse é o vínculo profundo que liga duas almas que se compreendem. Maior e mais amplo que a imensidão do céu. Esse é o Amor que é forte como a morte. É o Amor que leva a alguém a abdicar de todos os seus interesses em prol da felicidade do outro. É o Amor que fez com que Jesus Cristo entregasse a Sua vida em uma cruz em nosso lugar. Forte como a morte.

É, talvez, o amor mais poderoso que alguém possa experimentar na vida.

O Amor forte como a morte é capaz de, em prol da felicidade do outro, abdicar da sua própria. O Amor forte como a morte é capaz de matar em si mesmo seus próprios desejos para que o outro esteja bem. O Amor forte como a morte, não se importa em morrer para que o outro viva. Em todos os sentidos. O Amor forte como a morte não tem medo de sacrificar-se.

Muitas histórias românticas até trazem essa equação de amor e morte (eu sei que isso tá soando meio mórbido, mas vai ter uma reviravolta, eu prometo!), mas não da forma correta. E aqui muitos dirão: não existe fórmula correta para o amor. Para o amor romântico talvez não, mas o Amor Ágape é reconhecido de longe pelo modo sobrenatural como ele se manifesta.

Poucos, muito poucos são capazes de compreender esse Amor. E por não compreenderem, facilmente recusam-se a aceitá-lo (E aqui, refiro-me ao Amor de Cristo pela Humanidade). Talvez por isso, vivamos relacionamentos tão vazios de sentido. Facilmente rompidos, pela falta de compromisso, desgastados pelo desejo de SER feliz em vez de FAZER feliz… Eu costumo dizer que a Fé é muito mais uma questão de relacionamento do que de religião. Por esse motivo, Fé e Amor não podem de modo algum dissociar-se. Ambos caminham de mãos dadas, e um é espelho do outro nas relações humanas. O modo como você percebe as coisas sobrenaturais pela Fé vai refletir no modo como você lida com os seus vínculos com as pessoas ao seu redor e vice-versa: o seu Amor para com o próximo é um reflexo do seu Amor expresso pela sua Fé.

Onde eu pretendo chegar com isso? Simples: A Fé é a semente de Vída que só pode ser germinada pelo Amor forte como a morte. E a semente não germina se antes não morrer. A Vida não é gerada se não houver sacrifício, e o Amor não existe se não for capaz de matar em si mesmo as próprias paixões, os desejos mesquinhos e egoístas em favor da liberdade e da vida de quem se ama. Não será Amor se não souber abdicar das próprias expectativas. Não pode ser Amor, AMOR DE VERDADE, se não souber que o outro é mais importante do que si mesmo. Jamais será AMOR se não estiver disposto a sacrificar-se, e com isso gerar VIDA, e com a VIDA, felicidade.

Que sejamos capazes de refletir esse Amor que Cristo veio em carne para nos ensinar. E que a nossa vida seja o farol a brilhar esse Amor, de maneira sincera e verdadeira, leal e honesta para com todos aqueles que nos cercam. E que quando dissermos: EU TE AMO, que ele seja carregado com a pureza e legitimidade desse Amor. 

Leave a Reply

