Mudanças

Um post como este, especialmente em se tratando da vida é meio que chover no molhado, mas ainda assim, pode ser surpreendente e cheio de reviravoltas, como a própria vida o é. Às vezes nada melhor do que um momento de transição para se parar e refletir sobre os rumos que a vida está tomando, ou às vezes, apenas tomar um fôlego antes que as suas mudanças nos arrebatem num turbilhão de surpresas e/ou desgostos. Bom, não necessariamente nesta ordem.

Este post eu dedico aos amigos que tenho conhecido desde o início do ano, e também àqueles que estão em momentos de dificuldade. Para estes, eu digo: Paciência. Como minha mãe me ensinou, se você está sendo provado, é porque já está aprovado. Na escola, cada vez que você passa de série, as disciplinas e conteúdos ficam mais difíceis à medida que você cresce. Por que seria diferente na escola da vida? E aos meus amigos:

Para vocês eu dedico todo o restante deste post, porque vocês são a razão de ele existir. Cada um que com sua sabedoria peculiar, com seu apoio, encorajamento, sua firmeza, sua jovialidade, seu espírito livre, sua alegria, seu carinho, sua companhia, sua persistência… cada um destes, e vocês se reconhecerão nessas características, vocês são meu maior tesouro, assim como a minha família. Eu agradeço a Deus por cada um de vocês e os admiro por quem são. Eu gostaria de demonstrar e retribuir tudo o que vocês me dão de um modo mais concreto, mas a habilidade com as palavras é o meu forte, e eu sei que vocês serão sensíveis o suficiente para saber que tudo o que digo aqui não é apenas uma combinação de palavras bonitas, mas o que eu realmente sinto e desejo compartilhar com o mundo.

Mas o que isso tem a ver com as mudanças que estou abordando aqui?

Ora, cada pessoa que passa em nossa vida deixa sua marca e a transforma de algum modo. Algumas nos transformam de modo positivo, outras de modo negativo, mas sempre somos transformados e modificados ao entrarmos em contato com alguém. Ainda mais o artista. Porque o que move o trabalho do artista, que pode ser ainda mais árduo do que outros, é a inspiração. Viver é uma inspiração. Ver a vida transformar-se, ainda que os dias pareçam sombrios, ou ainda que de fato estejam sombrios, a luz que emana das relações humanas é celestial. Mesmo aquelas mais conturbadas e cheias de conflito, as emoções humanas são algo fascinante. E é delas que o artista tira o seu sustento e as transforma no seu pão de cada dia. E não seria esta mais uma das mudanças que compõem a vida?

E os amores que conhecemos? Aqueles que pensamos que jamais deixaríamos de amar… Aqueles que jamais amamos, aqueles que amamos mas não fomos correspondidos, aqueles amores quase perfeitos, pessoas certas em momentos errados, momentos certos, pessoas erradas, aqueles que jamais esqueceremos, aqueles que jamais viveremos, aqueles que ainda estamos descobrindo… Para cada um deles uma nuance diferente, uma fragrância única, uma história peculiar… Algumas com início, meio e fim. Outras meio sem pé nem cabeça… Outras só com início, outras que vão direto ao fim…

E ao fim, nada é estático. Tudo se transforma. O tempo passa, o mundo muda.

O tempo passa… e a vida muda.

Leave a Reply

