Indescritível como tocar um pôr-do-sol…

"Deus salve os proscritos…"
Esta é a música cantada pela cigana Esmeralda no filme "O Corcunda de Notre Dame". De orquestração primorosa, a trilha sonora deste filme de animação da Disney, é uma das minhas favoritas; tão somente pela sensação indescritível que essa música me proporciona… Bem como a técnica dos desenhistas e a perfeição dos detalhes ao retratar a catedral mais famosa de Paris.
Eu devo admitir que sou um tanto suspeita para falar a respeito de contos e histórias européias, especialmente as francesas. Não sei explicar a razão, mas em tempos onde a realidade mais parece um filme de terror, eu prefiro alimentar-me de contos-de-fadas, onde o bem sempre vence, quem sabe para provar a mim mesma que é possível que a felicidade exista em algum lugar…
Possivelmente seja esta a sensação que neste tópico tento definir como a sensação de tocar um pôr-do-sol… Felicidade… Quando este filme fazia parte maior do meu cotidiano, quando eu tinha meus 15/16 anos, eu costumava tentar definir esta situação da seguinte maneira: saudade do futuro… Inusitado assim! Como é que se pode sentir saudade de algo que ainda nem aconteceu??? É uma excelente pergunta… Mas é exatamente assim que me sinto cada vez que vejo este filme ou ouço sua trilha sonora… É como se para mim tivesse um gosto doce de flor, ou um calor macio de se tocar um pôr-do-sol. Como estar em Viena na Primavera… Não que eu já tenha estado em Viena alguma vez (quem me dera!!!), mas é que me é algo tão precioso, que nem mesmo toda a licença poética que eu possa utilizar aqui pode ser capaz de descrever o sentimento que me invade a alma.
Mas hoje eu vejo e revejo este filme e percebo que acabei crescendo… Me peguei analisando seus personagens, tentando definir suas personalidades através da psicologia, tentando entender e encaixá-los na vida real… Mas que bobagem a minha!!! Claro que eles podem ter sido inspirados na diversidade dos temperamentos humanos, contudo, eles não são como nós! Graças a Deus!!!! Sim, porque se fossem como nós, o cruel Frollo, com seu nariz quadrado e seu pó-de-arroz não receberia a devida recompensa por seus atos… pelo menos não diante da justiça humana…
Mas chega de falar como adulta! Estou aqui justamente para compartilhar com vcs um pouquinho desta sensação linda, indescritível como tocar um pôr-do-sol…Talvez seja aquele friozinho de prazer que a gente sente quando descobre a resposta de um enigma… Como o proposto pelo filme: "Quem é o monstro e o homem quem é???" Ou a beleza de ver que, pelo menos nos contos o ser humano é capaz de amar abnegadamente… Ou talvez o puro e simples prazer de ouvir sinos e orquestras de encher a alma como se enche os pulmões numa manhã fresca de outono, num jardim pleno de ar puro.
Ou quem sabe, talvez a curiosidade infantil de saber que o futuro é um grande presente que a gente só não sabe o que é, a única coisa que se sabe é que é lindo e muito agradável! E por isso a gente sente tanta saudade dele!

2 Comments

  1. Oi. Parabéns pelo espaço e pela cabeça q vc tem. Publiquei algumas de suas palavras no meu blog. Meu espaço tem essa finalidade: Mostrar as coisas boas q pessoas, como vc, estão fazendo na internet. Espero que aproves e passe por lá sempre que quiser deixar uma colaboração.
    Bjs.

    Like

  2. Querida Maninha Clara,
     
    O sonho não tem limites, não tem fronteiras e não tem idade. No mundo onde tudo parece estar de cabeça para baixo, o sonho de presenciar o mundo melhor e a Fé em Deus são indispensáveis.
     
    Nunca deixe de sonhar … e espero no fundo do meu coração que os seus sonhos sejam realizados!
     
    Que todos os dias seja como Viena na Primavera! :)
     
    Beijinhos do maninho,
    Fábio
     

    Like

Leave a Reply

